quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Invasão de Sistemas

Invasão é a entrada em um site, servidor, computador ou serviço por alguém não autorizado. Mas antes da invasão propriamente dita, o invasor poderá fazer um teste de invasão, que é uma tentativa de invasão em partes, onde o objetivo é avaliar a segurança de uma rede e identificar seus pontos vulneráveis.

Mas não existe invasão sem um invasor, que pode ser conhecido, na maioria das vezes, como Hacker ou Cracker. Ambos usam seus conhecimentos para se dedicarem a testar os limites de um sistema, ou para estudo e busca de conhecimento ou por curiosidade, ou para encontrar formas de quebrar sua segurança ou ainda, por simples prazer.

Mas também pode ser por mérito, para promoção pessoal, pois suas descobertas e ataques são divulgados na mídia e eles se tornam conhecidos no seu universo, a diferença é que o Cracker utiliza as suas descobertas para prejudicar financeiramente alguém, em benefício próprio, ou seja, são os que utilizam seus conhecimentos para o mau.

Muitos internautas temem que hackers invadam seus computadores, roubem suas senhas e coloquem vírus nos seus arquivos. Este medo é comum, visto a quantidade de invasões de computadores presentes nos filmes de ficção. Mas na verdade as coisas não são tão simples (ou melhor, são mais simples do que se pensa!): se você usa a internet como a maioria de nós, navegando na web, batendo um papinho no MSN ou IRC, trocando e-mails, baixando arquivos em sessões FTP, você não precisa temer absolutamente nada, porque alguém só pode "entrar" no seu computador se ele tiver uma porta, ou seja, você precisa estar executando um programa que habilite o computador a receber conexões e não somente a efetuar conexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário